Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados dos anos 90 e alguns que eu gostei a partir do ano 2000.

Topo Gigio

O boneco "Topo Gigio" foi criado pela italiana Maria Perego em 1969. Gigio tornou-se rapidamente um sucesso em Itália, sendo exportado para diversos países, entre os quais, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, E.U.A., Equador, Alemanha, Japão, México, Holanda, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Portugal.
"Topo Gigio" foi trazido para Portugal pelo pianista Rui Guedes mas já era presença habitual no programa anual Sequim d'Ouro. O Programa estreou em 1981 e fazia companhia aos mais pequenos depois do Telejornal. Rui Guedes mantinha conversas com o pequeno rato amoroso e traquina, sempre acompanhado por música, desde versões a canções escritas por Rui Guedes e José Cid. Alguns dos temas foram editados em single, e inclusive foi criada uma canção para os meninos irem para a cama. Gigio também contava com a companhia da menina Paulinha, a sua paixão. A voz portuguesa do Topo Gigio foi sempre interpretada pelo actor António Semedo.
Passados vários anos, Topo Gigio voltou à TV portuguesa(sem contar com as aparições no Sequim d' Ouro), pela mão do produtor Ediberto Lima. Desta vez o ratinho mantinha conversas com João Baião no programa Big Show Sic.
A Nippon Animation produziu em 1988, uma série de desenhos animados do Topo Gigio. Essa série estreou em Portugal na SIC.

No ano de 2001 a SIC transmitiu o Topo Gigio numa série infantil