Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

15.02.11

Topo Gigio

desenhosanimados-anos90

topologo.jpg

O boneco "Topo Gigio" foi criado pela italiana Maria Perego em 1969. Gigio tornou-se rapidamente um sucesso em Itália, sendo exportado para diversos países, entre os quais, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, E.U.A., Equador, Alemanha, Japão, México, Holanda, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Portugal.
"Topo Gigio" foi trazido para Portugal pelo pianista Rui Guedes mas já era presença habitual no programa anual Sequim d'Ouro. O Programa estreou em 1981 e fazia companhia aos mais pequenos depois do Telejornal. Rui Guedes mantinha conversas com o pequeno rato amoroso e traquina, sempre acompanhado por música, desde versões a canções escritas por Rui Guedes e José Cid. Alguns dos temas foram editados em single, e inclusive foi criada uma canção para os meninos irem para a cama. Gigio também contava com a companhia da menina Paulinha, a sua paixão. A voz portuguesa do Topo Gigio foi sempre interpretada pelo actor António Semedo.
Passados vários anos, Topo Gigio voltou à TV portuguesa(sem contar com as aparições no Sequim d' Ouro), pela mão do produtor Ediberto Lima. Desta vez o ratinho mantinha conversas com João Baião no programa Big Show Sic.

Promo do Sequim d'Ouro na RTP1:

Singles:

topogigio01a.jpgtopogigio01b.jpgtopogigio01c.jpg

Caderneta de Cromos:

Topocad.jpg

Cadernos:

topocadernos.jpg

Figuras PVC:

topopvc.jpg

A Série Infantil:

topologo.jpg

Sinopse: O Topo Gigio é o primeiro astronauta de mouse a viajar pela Via Láctea, viajando a partir de 2.388.400 anos no futuro. Ele é simpático e pode conversar com humanos. Ele faz amizade com os seus vizinhos, incluindo uma menina, o seu rato de estimação, gatos e outros ratos.

A Nippon Animation produziu esta série animada em 1988. Esta série estreou em Portugal na SIC em 2000.

No ano de 2001 a SIC transmitiu o Topo Gigio numa série infantil

 

A1441-98.jpg

Genérico da série:

Promo da estreia de Topo Gigio no "Big Show SIC":