Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados dos anos 90 e alguns que eu gostei a partir do ano 2000.

Babar

Babar é uma personagem fictícia, protagonista do livro infantil francês L'Histoire de Babar, escrito por Jean de Brunhoff. A história começa quando Babar ainda pequeno parte da floresta, até que chega a uma cidade onde começa a vestir-se como um homem. Mais tarde regressa á sua terra natal onde é coroado rei dos elefantes.
A história é baseada nos contos que Cecile, a esposa de Brunhoff, relatava aos filhos do casal, Laurent e Mathieu. Este relato agradou os de tal forma que contaram ao seu pai, cuja ocupação era de artista e pintor.
Dessa maneira ocorreu a Brunhoff escrever um livro ilustrado, somente para uso familiar. Logo, seu irmão, Michel de Brunhoff, e seu cunhado, Lucien Vogel, entusiasmados, publicaram o livro em 1931, pela editora Éditions du Jardin des Modes, com o título de "L'Histoire de Babar le petit éléphant" (A História de Babar, o pequeno elefante).
Jean de Brunhoff publicou seis histórias antes de falecer, em 1937. Seu filho Laurent de Brunhoff, que, como seu pai, era escritor e pintor, continuou a série a partir de 1946, com "Babar et Ce Coquin d'Arthur" e muitos outros. Foi Laurent também que, em 1969, começou uma série para a televisão francesa.
Em 1989 a história de Babar foi adaptada para TV através de uma série de desenhos animados. Esta não foi a primeira adaptação do Babar para tv. A série foi produzida entre 89/91 e realizada por Stéphane Bernasconi e Dale Schott.

Babar é um jovem elefante que vive com sua mãe e todos os outros elefantes na selva. A sua vida muda tragicamente, quando um caçador mata a sua mãe. Ele é então obrigado a refugiar-se na cidade onde conhece uma velha senhora que lhe ensina a andar de pé, e todos os hábitos e costumes de mundo dos humanos. Contudo, Babar tem saudades dos seus amigos e decide regressar à selva. De regresso, ele controi na selva a Vila Celeste onde ele é rei e casa-se com a sua prima Celeste. O casal de elefantes têm 4 filhos Flora, Pom, Alexandre e Isabel. Afável e atencioso, Babar enquanto jovem vive aventuras emocionantes que gosta de contar aos seus filhos. Ele tem também um rival, o rei da Rinolândia.
As primeiras séries foram emitidas na RTP(1990) e mais tarde repetiram na SIC(1993/1994) com a mesma dobragem. As primeiras 3 séries foram dobradas nos estúdios Nacional Filmes com direcção de António Feio. A 4º e 5º série foram dobradas nos estúdios Somnorte.

Esta série voltou a passar na RTP em 2007 mas infelizmente com uma nova dobragem, bastante inferior à primeira. A dobragem foi feita nos estudios da Nacional Filmes 2.
Foi produzida uma nova série em 2000 e passou na SIC. A dobragem foi dirigida pela actriz Fernanda Figueiredo nos estúdios Novaga. Esta série foi realizada por Luc Bihan.

Em 1989 foi produzido um filme que foi editado em VHS em Portugal, legendado em português e também passou na SIC. O filme foi realizado por Alan Bunce.

Em 1999 foi produzido um novo filme e foi editado em dvd com dobragem portguesa. O filme foi realizado por Raymond Jafelice nos estúdios Hyun Young.

 

GENÉRICO:

 

PERSONAGENS:

Babar

 

 

Celeste

 

 

Cornélios

 

 

Artur

 

 

Alexandre

 

Flora

 

Pom

 

Madame

 

 

Zéfir/Zeferino