Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados dos anos 90 e alguns que eu gostei a partir do ano 2000.

Crystal Tipps e Alistair

14365.jpg

Crystal Tipps e Alistair é uma série infantil britânica produzido para a BBC. As personagens da série são uma menina e o seu cão que são acompanhados por os seus amigos Birdie e Butterfly. 

A série tem 50 episódios de cinco minutos e um especial de Natal de 20 minutos, todos transmitidos pela primeira vez entre 1971 e 1974. Foi criada por Hilary Hayton e Graham McCallum. A animação foi feita por Richard Taylor Cartoons.

A série não tem diálogo, mas é acompanhada por uma trilha sonora musical composta por Paul Reade. Mas nos EUA na década de 1970, a série teve uma narração de voz por Cosmo "Gus" Allegretti.

Em Portugal, a série foi transmitida pela RTP2 em 1990.

Buéréré (1999-2002)

grandepagode13.jpg

O último programa apresentado por Ana Malhoa foi para o ar a 27 de Dezembro de 1998. A partir do ano de 1999 o Buéréré deixa de ter apresentadora e passa a ser simplesmente um bloco infantil que incluía desenhos animados, terminando a 4 de Outubro de 2002.

Especial: Desenhos Animados dos anos 2000 (2)

Este é o segundo post do blog onde vou recordar os desenhos animados que mais me marcaram do ano 2000 em diante.

 

Sabrina

3931150.png

Sabrina Spellman é uma doce adolescente de 12 anos que é obrigada a esconder  um grande segredo sobre si, já que ela é metade humana pelo lado da sua Mãe e metade feitiçeira pelo lado do Pai.

Ela mora na pequena cidade de Greendale, onde apenas aqueles que são muito próximos conhecem a sua identidade, como é o caso da sua melhor amiga Chloe e do seu gato Salem, que no passado terá sido um feitiçeiro convertido em felino como forma de punição pelo seu comportamento inadequado (expecula-se que ele andou a brincar com os seus poderes). O único que parece não desconfiar de absolutamente nada é o seu amigo Harvey, apesar de  começar a suspeitar de muitos fenómenos que acontecem na escola para os quais não encontra explicação!

A irrequieta Sabrina quer agora começar a ganhar controlo sobre os seus poderes e, apesar do seu tio Quigley a advertir que eles nunca devem ser usados para resolver os problemas nos quais ela se envolve, Sabrina tem o condão não só de os usar para os arranjar e ainda os tentar concertar!

Esta série estreou em 2001 na SIC e mais tarde passou na SIC K.

 

Fantaghiro

Fantaghiro_TV.jpg

Fantaghiro é uma série de aventuras de animação para a televisão. A série é baseada nos filmes de fantasia italianos Fantaghirò.

A série leva-nos de volta a uma era da Idade Média, cheia de seres mitológicos e criaturas mágicas. Fantaghirò nascerá em um momento complexo entre os dois grandes reinos: Tuan e Dana. Ela será responsável por restaurar a paz e a ordem entre os dois reinos. Mas para isso, terá que enfrentar múltiplos perigos e aventuras, para derrubar os seres doentios que só querem a destruição do reino e da sua vida.

Esta série estreou em Portugal na SIC em 2000 no programa Zip Zap.

 

Cardcaptor Sakura

cardcaptor_pe_bonus_2.jpg

Há muito tempo atrás um feiticeiro chamado Clow Reed criou uma nova técnica de magia armazenada em cartões, e guardou-os num livro - o Clow. 
Quando Sakura Avalon, com apenas 10 anos de idade, abre acidentalmente o livro de Clow, os cartões mágicos fogem, ameaçando causar o caos no mundo. 
Agora com a ajuda de Kero Beros, o guardião dos cartões de Clow, e do seu melhor amigo Madison, Sakura tem de conseguir recuperar os cartões a todo o custo. 
Segundo Kero, só alguém com poderes mágicos poderia quebrar o selo do livro de Clow, e por isso os cartões pertencem a Sakura. Mas o seu maior rival, Lee Showran, tem outra opinião. 
Ele é descendente de Clow Reed e acredita que tem o dever de recuperar os cartões e o direito de ficar com eles, e não Sakura, que considera incompetente...

Em Portugal, o anime foi transmitido pela RTP1, entre 15 de Setembro de 2001 e 11 de Fevereiro de 2003. Na RTP2 passou em 2002.

SKIPPY

Skippy_Adventures_in_Bushtown_1593.jpg

Tudo se passa em Bushtown uma pequena e tranquila cidade até ao momento em que o idoso presidente da câmara , Sir William Plato, decide reformar-se. 
É nesta altura que tudo se complica, quando no meio de toda a confusão das eleições um malvado crocodilo, Croco, dono do ferro-velho consegue ser eleito presidente. 
Croco é casado com a ambiciosa Suka, pelo que o quadro é completo. 
E assim, Skippy, o bom e generoso canguru, sempre do lado dos fracos, vai, ao longo de 26 episódios lutar contra o maléfico Croco e suas artimanhas , para defender o povo de Bushtown.

Esta série passou na RTP1 em 2000.

 

Yamazaki:

309997_front.jpg

Yamazaki é uma engraçada série de animação para os mais pequenos, que nos conta as aventuras do jovem príncipe Yamazaki, do reino do mesmo nome, que estuda num prestigiado colégio chamado Kammuri. 
O irrequieto rapazinho adora fazer travessuras, mas, por outro lado, o seu sentido de humor e o seu bondoso carácter fazem dele sempre o mais desejado pelos seus companheiros.
Juntamente com os seus amigos, Melvin, Diana e o fiel cão Javis, Yamazaki vai viver as mais hilariantes aventuras.

Esta série estreou na RTP em 2002.

The Powerpuff Girls

The_Powerpuff_Girls.jpg

Esta série foi criada por Craig McCracken e produzida inicialmente por Hanna-Barbera e posteriormente pelo Cartoon Network Studios.

A saga das super heroínas começa quando o Professor Utonium, querendo criar a menina perfeita, mistura acidentalmente açúcar, qualquer coisa saborosa, pimenta e uma substância chamada Fórmula X. Ao contrário da menina perfeita surgem três meninas com jeitinhos diferentes mas que juntas, são perfeitas e vão combater o mal na pequena cidade de Townsville. 
As histórias são sempre bem-humoradas, já que as heroínas têm apenas 5 anos de idade! As POWERPUFF GIRLS são três irmãs de temperamentos tão diferentes que há uma para cada gosto. E para completar, a banda sonora é sensacional. 

A série estreou em Portugal na TVI em 2002.

 

Super Heróis

Super_Little_Fanta_Heroes.gif

Super Heróis é uma série de animação produzida pela Mondo TV. Em cada um dos 39 episódios é relatada a história de um super herói já bem conhecido dos jovens telespectadores. Entre estes heróis podemos encontrar David, Hércules, Ulisses, Quasimodo, Pocahontas, entre outros.

A série estreou em Portugal na RTP2 em 2001.

 

Azares de Sofia

245a217ec9d44258383c9ccd215d2460--cartoons-goodies

Sofia é uma menina igual a muitas outras, com os sonhos e os desejos de uma criança... A diferença está no facto de viver no século XIX, em França, ter vivido muito tempo na América e ter alguns azares na vida- uns mais sérios, outros menos...
Sofia perdeu a família num naufrágio a caminho da América e foi educada durante alguns anos por uma madrasta cruel que não a respeitava. Mas nem tudo são azares na vida da francesinha: uma família caridosa decide adoptá-la e talvez a família não esteja toda desaparecida... 
Esta é uma história onde tudo pode acontecer e onde a personagem principal, a Sofia, pode tomar qualquer atitude, mesmo a mais disparatada- como mergulhar as pernas em cal viva- à mais sensata, como ajudar os mais pobres e respeitar as pessoas que a ajudam. 
Para rir ou chorar, um desenho animado de qualidade.

Esta série estreou na RTP1 no dia 14 de Junho de 2001 substituindo a série ''O Patinho Feio''. Terminou no dia 19 de Julho do mesmo ano sendo substituida pela série ''Barba Ruiva''.
Na RTP2 estreou no dia 23 de Março de 2001 substituindo a série ''Super Histórias''. Terminou no dia 4 de Maio do mesmo ano.

 

Marcelino Pão e Vinho

hqdefault.jpg

A mágica história de um bebé que foi abandonado à porta de um convento de frades franciscanos e que cresceu tornando-se num cândido e curioso rapazinho... chamado Marcelino.
Marcelino vive em permanente contacto com os seus amigos, Musgo e Zapito, com as árvores e as plantas, e viaja muito a pé, de carro e até a cavalo... Ele fica deliciado quando descobre coisas novas, fazendo perguntas desconcertantes e recriando os seus heróis e monstros de fantasia nas pessoas que ele encontra fora do convento.
Inspirada no famoso livro de Sanchez-Silva, "Marcelino Pan e Vino", esta espectacular série de animação,traz-nos de novo um conto clássico, cuja acção se passa numa pequena aldeia nos princípios do século XX.

Esta série estreou em 2001 na RTP2 e foi produzida pela Filmstoons.

A Juventude de Beverly Hills

Beverly_Hills_Teens_Title_Card.PNG

A Juventude de Beverly Hills (Beverly Hills Teens, no original) foi uma série infantil norte-americana da década de 1980 produzido por DiC Entertainment.

 

Sinopse:

Os diferentes episódios mostram a vida quotidiana de um grupo de adolescentes de Beverly Hills: a bela Laura e o seu namorado Phil, Jet e o seu namorado Bill apaixonado pela música, Jean-Pierre, o inventivo pequeno génio, Pipelette, o jornalista, Hervé, o apaixonado pelo surf, Paul sedutor obcecado por sua aparência.

Eles vivem uma vida de luxo em imensas moradias, dirigem carros desportivos, passam o tempo em lojas, salões de beleza e recreação no Teen Club. A sua rotina diária é temperada pela presença de Bianca e o seu dolorido mordomo Edouard: com ciúmes da popularidade de Laura e amante de Phil, ela nunca deixa de projetar planos para prejudicar o resto do grupo e ganhar a fama e o reconhecimento que ela sonha.

2b4033d62b29ca77bf97c95a4828810c.png

Esta série estreou em 1999 na TVI.

Os Amigos de Ovide

Ovide and the gang ovideo e amigos.jpg

A série foi produzida em 1987, numa co-produção entre a Bélgica e o Canadá e teve 65 episódios (de 13 minutos mais ou menos) que duraram entre Março de 1987 e Novembro de 1988. Foi transmitida pela RTP no final dos anos 80 e começo dos anos 90, na versão original e com legendas em Português. Mais tarde foi repetida na RTP mas com a dobragem em Português.

Ovide (um feliz ornitorrinco azul) vive com os seus amigos, Ventribus, Wouaoua, Mira, Polo, Ko-A-La entre outros, na ilha Atol. A piada da série era os planos maquiavélos da cobra Py, que falhavam quase sempre de forma hilariante por culpa do seu cúmplice idiota, o Zozo

O Urso Bolke

bolke09.jpg

O Urso Bolke estreou a 09/10/1989 e foi transmitido até 1990, tendo sido exibido às terças e quintas no Brinca Brincando.

Os primeiros episódios foram exibidos com o genérico em holandês, que posteriormente foi substituído por uma versão portuguesa.

O urso Bolke surgiu em 1935, nos livros escritos pelo holandês Anton D. Hildebrand.

bolke01.jpg

Sinopse:

bolke05.jpg

O urso Bolke vive num circo, onde é obrigado a apresentar difíceis números, sendo a dança na corda aquele em que é especialista. 

Certo dia, decide mudar de vida e foge para o bosque, onde procura uma forma de vida mais tranquila. A cada dia, vive uma nova aventura na companhia dos outros animais.

Nos primeiros tempos no bosque, ainda sem ter uma casa, é acolhido pela família de lebres Buzina.

Começa depois a fazer contacto com os outros animais e rapidamente se integra na comunidade.

Como urso que é, Bolke não resiste a um bom pote de mel…

bolke06.jpg

Versão portuguesa:

Vozes:
Adriano Luz – Maki / Vivi
António Semedo – Buzina / Topas
Cláudia Cadima – Rosina / Poli
Ermelinda Duarte – Sra. Buzina
Joel Constantino – Bolke / Bóris
? – Drubidu / Lucas

Direção (interpretação):
Ermelinda Duarte

Mópi

mopi05.jpg

Mópi foi exibido às sextas-feiras, no início do programa matinal Às Dez.  Foi transmitido entre 27 de Abril de 1990 e 13 de Julho de 1990.

 

Sinopse:

mopi06.jpg

O Mópi é um cão que, semanalmente, faz companhia aos mais pequenos durante cerca de 10 minutos, mostrando um pouco do seu dia-a-dia. Para além de cuidar da sua horta, o Mópi adora cantar e pintar. A casa do Mópi, onde vive com o seu peixe Horácio, fica situada num local de difícil acesso. Por este motivo, o carteiro que lá vai todas as semanas apresenta-se sempre rabugento e de mau humor, ainda mais pelo facto de ter de carregar uma saca cheia de correspondência. Das cartas que as crianças lhe enviam, o Mópi selecciona algumas e dá-lhes resposta durante o programa, mostrando também alguns dos desenhos que lhe são oferecidos.

 

Personagens:

Mópi
(João Paulo Seara Cardoso)

mopi04a.jpg

Carteiro
(Mário Moutinho)

mopi04b.jpg

Curiosidades:

  • Este foi o trabalho de João Paulo Seara Cardoso que se seguiu ao grande sucesso Os Amigos do Gaspar.
  • Tratava-se de uma série interativa, em que o Mópi respondia semanalmente à correspondência que recebia dos seus jovens espectadores.
  • Com uma produção bastante modesta, o programa não chegava a ter sequer um realizador. João Paulo Seara Cardoso, para além de ser responsável pelos conteúdos, fazia também a manipulação e voz do Mópi.
  • Sempre que era necessário que o Mópi movimentasse as duas mãos, Mário Moutinho dava, literalmente, uma “mãozinha”, já que, sozinho, João Paulo Seara Cardoso apenas conseguia mexer a cabeça e uma das “patas”.
  • Num episódio em que o Mópi cuida de um pintainho doente, o carteiro faz um comentário acerca do galinheiro do seu “compadre Serôdio”, referindo-se ao imortal personagem a quem o próprio Mário Moutinho deu vida em Os Amigos do Gaspar.
  • A música esteve a cargo de João Lóio, que colaborou em outros programas da RTP Porto, tais como ABZ, Às Dez e Praça da Alegria.

Juntos e ao Vivo

juntos02.jpg

À sexta-feira em vez de "A Hora do Lecas", o horário era preenchido com Juntos e ao Vivo.

Em cada emissão semanal e feita em direto, existe um tema dominante, sobre o qual vem conversar um convidado. A conversa é conduzida por José Jorge Duarte, com algumas perguntas feitas pelas crianças da assistência.

O programa foi transmitido em 1990 na RTP.

juntos03.jpg

Existe sempre um passatempo que decorre durante o programa, geralmente na vertente de trabalhos manuais.

Também os telespectadores participam, através de passatempos previamente divulgados.

Os seus trabalhos são exibidos durante o programa e pontuados pelas crianças presentes em estúdio.

Na rubrica A Ver Vamos, Rómulo André (Fragoso) apresenta os destaques para a programação de fim-de-semana dedicada aos mais jovens.

Um outro convidado está em foco na rubrica Os Grandes Quando Eram Pequenos, onde são mostradas fotografias suas tiradas em criança.

Não faltam os momentos musicais, com atuações de conhecidos nomes da música portuguesa.

Algumas canções são interpretadas pelo próprio José Jorge Duarte, sobre o tema do programa.

Na apresentação, José Jorge Duarte contou com a colaboração das atrizes Teresa Sobral e Isabel Ribas.

juntos12.jpg

Programas:

1. O pasteleiro (20/04/1990)

2. Dentista (28/04/1990)

3. Domésticas (04/05/1990)

4. Bailarinos (11/05/1990)

5. Pintores (18/05/1990)

6. Fotógrafos (25/05/1990)

7. O árbitro de futebol (01/06/1990)

8. Tauromaquia (08/06/1990)

9. Santos populares (15/06/1990)

10. Verão tropical (22/06/1990)

11. Espaço (29/06/1990)

12. Bruxas (06/07/1990)

13. Campos de férias (13/07/1990)

14. Fábulas e jardins (20/07/1990)

15. Festas (27/07/1990)

A Hora do Lecas

juntos01.jpg

Depois de 4 anos a apresentar o espaço infantil das manhãs de sábado e domingo (Juventude e Família), José Jorge Duarte mudou-se para os fins de tarde da semana.

De segunda a quinta, em A Hora do Lecas, eram apresentados desenhos animados.

O programa foi transmitido em 1990.

As Aventuras do Bocas

Logo_Ox_2.jpg

bocas11.jpg

A série "Bocas" é uma co-produção entre as Holadesas Telescreen e a Telecable Benelux BV com o estúdio Japonês Wako. O "Bocas" foi realizado por Hiroshi Sasagawa em 1987. Foram produzidos 52 episódios com 2 história cada um.
A série foi baseada numas tiras cómicas Holandesas dos criadores Wil Raymakers e Thijs Willems.
O Bocas é um boi curioso e aventureiro. Ele vive na sua quinta que contem diversos tipos de animais. Bocas e o seu melhor a amigo, a tartaruga Ted, vivem diversas situações caricatas.

A série estreou em Portugal em 1989 e esteve no ar até 1990, na RTP.
Dobragem portuguesa:
Direcção de Dobragem:João Lourenço
Produção:João Mota
Tradução:Luísa Rodrigues
Som:Eduardo Duarte e Carlos Peres

 

Personagens:
Bocas

1.jpg

Ted

2.jpg

 Tói

3.jpg

Bitó e Rosa

4.jpg

 Rambo

5.jpg

Gulosina

6.jpg

Rino

7.jpg

Brigite

9.jpg

... e muitos outros

10.jpg

DVDs
A prisvideo editou 8 dvd's do bocas. Cada dvd tem 3 episódios(6 histórias). Os primeiros dvds são com a dobragem que passou na RTP. Os restantes 4 dvds têm um nova dobragem feita nos estúdios Somnorte. Os dvds 7 e 8 têm 7 histórias. Infelizmente a série não foi editada completa! Apenas foi editado metade dos episódios.

1.jpg