Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

13.09.17

Doug

desenhosanimados-anos90

Doug-Season-4-Episode-13-Doug-Graduates--Doug-s-Ba

A série foi criada por Jim Jinkins, baseada em vivências do próprio autor. sendo que alguns dos bonecos tinham sido criados durante a sua juventude. A série teve duas encarnações: primeiro sob a égide da Nickelodeon, teve quatro temporadas produzidas entre 1991 e 1994 (que foram exibidas em Portugal em diversos blocos de animação da TVI). Mais tarde, a série foi adquirida pela Disney e após algumas alterações criativas, outras três temporadas foram emitidas nos Estados Unidos entre 1996 e 1999, que foram transmitidas pela RTP.

A fase Nickelodeon

Doug_DVD_%3D_Season_1.jpg

A série passasse na cidade fictícia de Bluffington, para onde Doug e a sua família se mudaram, saindo de Bloatsburg. A série mostra a vida e as imaginações do personagem, um estudante chamado Douglas Yancey Funnie. Ao lado de Doug, outros personagens principais são o seu cachorro Costelinha, os seus amigos, Skeeter Valentine e Patti Mayonnaise, e o seu inimigo, Roger Klotz, o valentão da escola. A maioria dos episódios começam com Doug escrevendo no seu diário os factos mais recentes da sua vida e o episódio exibido acaba por ser um flashback de Doug, que narra os eventos.

A irmã mais velha de Doug, Judy, é uma fonte constante de conflito. Ela é uma atriz dramática que sempre usa roupa roxa e óculos escuros, até mesmo dentro de casa. A existência de Doug é praticamente ignorada por ela, já que os interesses dele são infantis, aos olhos dela.

A imaginação de Doug reage a várias situações de sua vida, ajudando-o a superar os seus medos. 

Outro tema recorrente da série é o amor de Doug por Patti. Alguns episódios são focados inteiramente nisso, mostrando tentativas de Doug para se aproximar de Patti, ou de tentar evitar que ela descubra os seus sentimentos em relação a ela. Geralmente, esses episódios têm um desfecho mostrando uma esperança otimista para Doug.

Um detalhe notável sobre o design dos personagens é o uso de nomes e cores de pele incomuns. Doug é de pele clara, enquanto o seu vizinho Sr. Dink é roxo, Skeeter é verde, Patti é marrom-claro e Roger é verde-claro.

Outras excentricidades incluem a trilha sonora, incluindo a música de abertura, que é constituída de melodias feitas basicamente com vozes, e o uso de sons e barulhos para vários personagens.

A série foi produzida numa parceria entre a Jumbo Pictures e a Ellipse Programmé para o Nickelodeon. Foram produzidos cerca de 52 episódios.

Esta série estreou na TVI em 1995.

A fase Disney

disneydoug.jpg

Em fevereiro de 1996, a Disney comprou a Jumbo Pictures e iniciou a produção de novos episódios de Doug, rebatizado inicialmente de Brand Spanking New! Doug, e depois renomeado mais uma vez como Disney's Doug. Os novos episódios traziam uma irmã mais nova para Doug, Motoneta Cleópatra, e também avançou a idade do personagem central para 12 anos e meio. Praticamente todos os personagens ganharam novas roupas, e todos os estudantes foram para outra escola.

Em 1999, depois de 65 novos episódios e um longa-metragem, Disney's Doug foi cancelado. Durante a exibição do programa foi indicado para 4 Emmys.

A série foi produzida pela Jumbo Pictures para a Walt Disney Television.

Disney's Doug estreou na RTP1 em 1999.