Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

01.07.15

Fofura na TV

desenhosanimados-anos90

fofuranatv.JPG

ElyBarbosaporBiraDantas1.jpg

A "Fofura na TV" é uma série Brasileira de fantoches. As personagens desta série foram criadas em 1976 por Ely Barbosa para livros de Banda desenhada, conhecidos como a Turma da Fofura. Em 1983 o autor começou a trabalhar na primeira série com as personagens da Turma da Fofura. Estreou no Brasil em 1985 a série "Boa noite, amiguinhos". Esta primeira série destinava-se a mandar as crianças para a cama. Mais tarde criou a "Fofura na TV" com intenções didácticas.
Na série "Fofura na TV" as personagens da Turma da Fofura fazem vários programas TV como o Jornal ("O primeiro a dar as últimas"), o FM Lambão(programa de música) entre outros. Em cada episódio o Nené(um bebé de chupeta, babete e ar espantado) faz algumas perguntas como "Porque é que as vacas mascam?", "Porque é que as mamães que vão ter nené são barrigudas?", "Porque é que as coisas caem?"; doutras vezes é a professora Fofura(um coelhinha de voz e olhos doces) quem pergunta directamente, "Vamos ver o que vocês sabem sobre os grandes inventos da humanidade...". As respostas são dadas normalmente pelo mocho Libório(cujo o "motto" é :"Quem lê mais"). As explicações deste são, por vezes, bem complicadas para as crianças pequeninas, tanto que o Nené comenta sempre "Não entendi nadinha!".

boa-noite-amiguinhos1.jpg

Fazem ainda parte da série o coelho Escovão e o cão Lambão.
Ely Barbosa foi também o autor de outra série que passou em Portugal nos anos 80 a "TV Tutti Frutti". O autor faleceu em 2007.
A série estreou na RTP a 17 de Outubro de 1992.

ely_fofuraa.jpg