Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

14.07.15

Madalena

desenhosanimados-anos90

madalenaa2.JPG

A história de Madalena foi criada pelo autor e ilustrador Ludwig Bemelmans.
Ludwig Bemelmans escreveu e ilustrou cerca de 40 livros para crianças e adultos, nasceu no Tirol austríaco a 27 de Abril de 1898 e faleceu a 1 de Outubro de 1962.
Mudou-se para os Estados Unidos em 1914 onde começou por trabalhar na indústria hoteleira, mais tarde abriu o seu próprio restaurante. Em 1918 torna-se cidadão americano.
Em 1934 edita o seu primeiro livro infantil que foi seguido por uma sequência de histórias infantis com moderado sucesso.
A 5 de Setembro de 1939 é editado o grande sucesso do autor, o primeiro livro da série Madalena. Na altura várias editoras acharam que o livro era demasiadosofisticado para as crianças, mas acabou por ser publicado pela editora Simon e Schuster. Seguiram-se mais seis livros com as aventuras da Madalena.

Madalena é uma menina órfã muito esperta, divertida, corajosa, decidida e amiga do seu amigo. Ela vive em Paris num orfanato juntamente com as suas 11 amigas órfãs e a tutora Miss Clavel.

Em 1952 foi feita uma curta metragem de desenhos animados do primeiro livro "Madeleine" dirigido por Robert Cannon.

Em 1989, a Dic em cooperação com a Cinar fazem uma adaptação em desenhos animados do primeiro livro "Madeleine" num especial para televisão para a HBO. O especial foi escrito por Judy Rothman que também escreveu os outros projectos para TV. O especial foi nomeado para um Emmy na categoria de Melhor programa de animação.

Em 1991 a Cinar adaptou para desenhos animados os outros 5 livros da Madalena com canções compostas pelo canadiano Jeffrey Zahn e letras de Judy Rothman.

Em 1993 a DiC produziu a primeira série de 20 episódios da Madalena. Com o sucesso da primeira série, em 1995 foram produzidos mais 13 episódios com o titulo "As novas aventuras da Madalena".

Em 2001 foram produzidos mais 28 episódios.

A série Madalena estreou em Portugal em 1993 na TV2(RTP 2) no espaço infantil "Um-dó-li-tá". A dobragem portuguesa foi dirigida pela actriz Ermelinda Duarte nos estúdios da Nacional Filmes, tendo como narrador o actor Ruy de Carvalho. A série voltou a ser repetida na RTP 2 . Em 2001 a SIC passou a nova série com uma nova dobragem.

 

Video do genérico interpretado pela actriz Manuela Couto e um excerto da série.

Personagens

Madalena

Voz-Manuela Couto

Miss Clavel

Voz-Ermelinda Duarte

Carla

Voz-Luisa Cruz/Margarida Rosa Rodrigues

Nicole

Voz-Ana Madureira

Daniela

Voz-Margarida Rosa Rodrigues

Lord Cotovia

Voz-João de Carvalho

Foi editado apenas um dvd da série em Portugal pela editora Prisvideo (deviam editar o resto!!)

A Dic também produziu dois telefilmes "Madeleine:Lost in Paris" e "Madeline: My Fair Madeline". Foi editado em Portugal pela Prisvideo o telefilme "Madalena, Pedida em Paris"

 

Livros publicados:
1-Madeline,1939: Neste livro Madalena tem um ataque de apendicite.


2-Madeline's Rescue, 1953: Madalena e as suas amigas vão dar um passeio por Paris com a Miss Clavel, até que Madalena caí ao rio Sena e é salva por um cão.

3-Madeline e os Bad Hat, 1956: O orfanato tem um novo vizinho, Pepito filho do embaixador espanhol. Madalena e as sua colegas à primeira vista não gostam do novo vizinho.

4-Madeline and the Gypsies, 1959: Madalena e Pepito perdem-se numa tempestade e conhecem um grupo de ciganos.

5-Madeline em Londres, 1961: Pepito muda-se para Londres e Madalena e as suas amigas vão visitá-lo.

6-Madeline's Christmas, 1985: No orfanato todos ficam doentes menos a Madalena que trata da Miss Cravel e das suas amigas.

7-Madeline na América e Outros Contos Holiday, 1999: Madalena herda uma fortuna do seu avó americano.

Em 1952 foi feita uma curta metragem de desenhos animados do primeiro livro "Madeleine" dirigido por Robert Cannon.
 
Videos: