Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

11.12.17

Mópi

desenhosanimados-anos90

mopi05.jpg

Mópi foi exibido às sextas-feiras, no início do programa matinal Às Dez.  Foi transmitido entre 27 de Abril de 1990 e 13 de Julho de 1990.

 

Sinopse:

mopi06.jpg

O Mópi é um cão que, semanalmente, faz companhia aos mais pequenos durante cerca de 10 minutos, mostrando um pouco do seu dia-a-dia. Para além de cuidar da sua horta, o Mópi adora cantar e pintar. A casa do Mópi, onde vive com o seu peixe Horácio, fica situada num local de difícil acesso. Por este motivo, o carteiro que lá vai todas as semanas apresenta-se sempre rabugento e de mau humor, ainda mais pelo facto de ter de carregar uma saca cheia de correspondência. Das cartas que as crianças lhe enviam, o Mópi selecciona algumas e dá-lhes resposta durante o programa, mostrando também alguns dos desenhos que lhe são oferecidos.

 

Personagens:

Mópi
(João Paulo Seara Cardoso)

mopi04a.jpg

Carteiro
(Mário Moutinho)

mopi04b.jpg

Curiosidades:

  • Este foi o trabalho de João Paulo Seara Cardoso que se seguiu ao grande sucesso Os Amigos do Gaspar.
  • Tratava-se de uma série interativa, em que o Mópi respondia semanalmente à correspondência que recebia dos seus jovens espectadores.
  • Com uma produção bastante modesta, o programa não chegava a ter sequer um realizador. João Paulo Seara Cardoso, para além de ser responsável pelos conteúdos, fazia também a manipulação e voz do Mópi.
  • Sempre que era necessário que o Mópi movimentasse as duas mãos, Mário Moutinho dava, literalmente, uma “mãozinha”, já que, sozinho, João Paulo Seara Cardoso apenas conseguia mexer a cabeça e uma das “patas”.
  • Num episódio em que o Mópi cuida de um pintainho doente, o carteiro faz um comentário acerca do galinheiro do seu “compadre Serôdio”, referindo-se ao imortal personagem a quem o próprio Mário Moutinho deu vida em Os Amigos do Gaspar.
  • A música esteve a cargo de João Lóio, que colaborou em outros programas da RTP Porto, tais como ABZ, Às Dez e Praça da Alegria.