Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados dos anos 90 e alguns que eu gostei a partir do ano 2000.

Templo dos Jogos

Templo dos Jogos_SIC.png

A partir de 1995 por entre a programação infanto-juvenil da SIC dos anos 90, havia um programa absolutamente imperdível sobre a temática dos videojogos. Esse programa era evidentemente "O Templo dos Jogos".
A cada semana, eram apresentadas as críticas aos mais recentes jogos, as novidades que estavam para chegar e dicas para "aldrabar" nos jogos (tipo "carrega em quadrado-cruz-triângulo-quadrado no comando da Playstation e vais directo para o último nível deste jogo" ou algo assim). A apresentação estava a cargo de David Bernardo e do futuro pivot de informação da TVI João Maia Abreu, além de uma anfitriã feminina, posição que foi ocupada por várias apresentadoras. Aquela que ficou mais associada ao programa foi Rita Mendes, mas por lá passaram outras meninas como Cristina Mohler, Filomena Nascimento e Catarina Pereira.
Além de toda a temática do programa e o à-vontade dos apresentadores, o programa pautava-se pelos textos divertidos e cheios de hipérboles ("existem jogos que mereciam ser amarrados à proa do Titanic, afundarem-se nas profundezas do oceano e nunca mais verem a luz do dia")  escritos por Luís Barros e Francisco Salgueiro (que hoje em dia é um conhecido romancista). Um dos pontos altos foi a primeira vez que se atribuiu a pontuação máxima de 100% ao "Mario 64", para a então recém-chegada Nintendo 64. Segundo as minhas pesquisas, o outro jogo com nota máxima foi "Doom 3".
Na altura surgiram outros programas também dedicados aos videojogos, por exemplo a RTP teve o "Cybermaster" onde concorrentes jogavam jogos para derrotar a entidade maligna que dava nome ao título interpretada pelo actor João D'Ávila e "Último Nivel" apresentado por Pedro Miguel Ramos, mas o "Templo" foi sempre o líder incontestado. Depois de ter saído do ar em 1999, chegou a ter uma breve ressurreição nos primórdios da SIC Radical em 2001. 
 
Apresentadores:
Rita Mendes e João Maia Abreu

Templo dos Jogos SIC.jpg

David Bernardo

hqdefault.jpg

Catarina Pereira

hqdefault (2).jpg

Excertos do programa: