Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados dos anos 90 e alguns que eu gostei a partir do ano 2000.

The Tick

Tick.jpg

"The Tick: The Animated Series", exibida originalmente entre 10 de Setembro de 1994 e 24 de Novembro de 1996, na Fox Kids. "The Tick" adaptava o personagem criado pelo cartoonista Ben Edlund, em 1986, para o formato televisivo, após este ter efectuado algum sucesso numa série de comics da New England Comics. Ao todo, a série teve três temporadas, compostas por trinta e seis episódios (cerca de vinte minutos cada) que primavam por efectuar uma sátira leve e bem humorada aos super-heróis. "The Tick" foi exibida em Portugal nas manhãs da SIC, entre 1998 e 1999.

 

Sinopse:
A estrutura dos episódios de "The Tick" é bastante semelhante, mas nem por isso repetitiva. O enorme herói azul Tick e o seu fiel companheiro Arthur tinham de lidar com várias figuras sinistras (e bizarras que ameaçavam as suas vidas e a dos cidadãos da Terra. Tick é um super-herói meio trapalhão, alto, forte, que tem em Arthur, um ex-contabilista que foi despedido por utilizar um traje pouco comum. Entre as ameaças que a dupla de super-heróis encontravam, estavam figuras como o Chairface Chippendale (o responsável pela Lua ter CHA nos vários episódios da série), um indivíduo com uma cabeça de cadeira; Dinosaur Neil, um cientista casado com a irmã de Arthur, que transforma-se num dinossauro feroz quando não toma os medicamentos; o inigualável El Seed, um girassol antropomorfo que quer vingar-se dos humanos que maltratam as plantas; The Fin (ou se preferirem Mr. Smarty Pants), um golfinho malvado; o Multiple Santa, um Pai Natal malvado que traz consigo um conjunto de réplicas suas que prometem dar cabo do Natal. De salientar que entre o conjunto de vilões, encontra-se Joseph Stalin, é verdade, o mítico ditador soviético também faz a vida negra ao The Tick, entre muitos outros vilões, com Ben Edlund a surpreender os espectadores com um grande número de antagonistas que surpreendiam pelo bizarria do seu aspecto e da personalidade.

the_tick_by_tonatello-d5xcob2.jpg

Ao longo dos episódios, Tick e Arthur tinham de defrontar estes "terríveis" antagonistas, algo que gerava situações por vezes complicadas (e caricatas), mas nos final a ordem era restabelecida e Tick dava os seus habituais conselhos. Por vezes, a dupla de heróis era acompanhada por outros super-heróis que defendiam a cidade onde viviam. Heróis como: Caped Chameleon, um indivíduo vestido de camaleão, que não tem muito sucesso na arte de confundir-se pelo meio da multidão; o inigualável Die Fledermaus, um indivíduo com uma fatiota muito semelhante à do personagem da DC Comics, que está mais preocupado em como fica trajado, do que a combater o crime, apesar de ajudar os nossos heróis em algumas situações; Bi-Polar Bear, um humano vestido de urso, com personalidade bipolar; Sarcastro, que combate os inimigos com o seu... sarcasmo; Sewer Urchin, o defensor dos esgotos; a American Maid, a "doméstica mais patriota da América", o genérico da Wonder Woman; entre muitos outros heróis que povoavam os episódios da série. Todos estes heróis reuniam-se no bar "Comet Club", onde ao final do dia desabafavam sobre os seus feitos mais recentes.

Tick (1).jpg

"The Tick" primava pela variedade que apresentava a nível dos personagens apresentados nos episódios, sendo pouco repetitiva e por vezes com momentos hilariantes e actos de puro heroísmo. A série de animação procurava efectuar uma sátira aos vários heróis que povoam a cultura popular, num tom bem humorado, por vezes non sense, e que primava por conquistar os espectadores, através das aventuras mais inusitadas vividas pelos personagens. Entre salvarem a cidade, deterem assaltantes de bancos, planos megalómanos que envolvem colocar o seu nome na Lua, Tick e Arthur divertiam os espectadores com as suas peripécias.

banner_33.jpg

A série contava ainda com um tema de abertura marcante, escrito por Doug Katsaros, que captava logo de início a atenção do espectador, ao mesmo tempo que assistimos a vários dos personagens da série de animação a surgirem em destaque, entre os quais, Tick, Arthur, a American Maid, entre outros, e degladiavam-se com os mais perigosos e bizarros inimigos.

Importa ainda salientar, que no dia 9 de Novembro de 2001, estreou na Fox, "The Tick", uma série com actores reais, inspirada no personagem criado por Ben Hedlund. A série tinha Patrick Warburton como protagonista e contou com as participações especiais de Ron Perlman, Christopher Lloyd, Dave Foley, entre outros. No entanto, a série não teve grande sucesso junto do público, tendo sido exibidos apenas nove episódios, que apesar de terem alguns bons momentos, não conseguiram ter o mesmo êxito da série de animação.

The-Tick_610.jpg

"The Tick" foi uma das séries de animação mais criativas e originais que foi exibida na SIC, no final da década de 90. Recheada de momentos hilariantes e de puro heroísmo, "The Tick" conseguia divertir os espectadores com os feitos heroicos de Tick e Arthur, uma dupla inigualável, que juntava uma certa ingenuidade a uma nobre valentia. Uma das "séries que nos marcam".

 

Genérico:

Todos os episódios (em inglês):