Calimero
O Calimero foi criado pelos italianos Nino e Toni Pagot. O boneco surgiu como um desenho animado para um anúncio de um sabão.
Com o sucesso do anúncio foi produzida a primeira série de desenhos animados.
Depois de duas séries produzidas em Itália entre 1971 e 1973, a Toei Animation produziu duas séries. A primeira em 1974 com 47 episódios e a segunda em 1992 com 52 episódios.
Calimero é um pequeno pinto, simpático e ingénuo. Ele passa a vida a vitimizar-se e sentir-se infeliz e injustiçado. Ficou conhecido pelas frases "É uma injustiça, pois é" e "Abusam porque sou pequenino". Ele é apaixonado por Pricilla e tem um rival, o pato Piero. Na série produzida em 94, o Calimero deixa de sentir-se injustiçado e infeliz e passa a ter aventuras mais emocionantes e arranja novos amigos, Valeriano, Susy e Rosella.
As primeiras séries italianas do Calimero estrearam na RTP nos anos 70 com dobragem inglesa e legendas em português.
Em 1987 passou na RTP a primeira série produzida no Japão, com dobragem italiana e legendas em português. Finalmente a ultima série produzida em 1992 passou na RTP1 em 1999, com dobragem portuguesa. Repetiu na RTP2 em 2000.
História:
Calimero vai viver emocionantes aventuras na companhia dos seus amigos, Valeriano e o Grupo Verde.
Eles formam um grupo de miúdos espertos e curiosos que se lançam numa excitante aventura: eles próprios vão fazer televisão.
Calimero e os amigos são produtores de programas, que têm como objectivo fazer do nosso planeta um sítio onde toda a gente se entenda.
E assim a delicadeza de Calimero, a imaginação de Valeriano, a coragem de Piero, o espírito de Susy, o sentido prático de Priscilla e a lealdade de Rosella, serão os pontos de partida para uma série de intrigantes aventuras.
Genérico:
Bonecos PVP:
Caderneta de Cromos:
DVD's:
A Prisvideo editou 5 dvds da última série do Calimero produzida em 1992. A temática desta série é diferente da referência que temos do Calimero. Nesta série ele não se sente injustiçado e infeliz.