Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

As Aventuras de Tintin

tintin_logo.jpg

As Aventuras de Tintim (no original em francês, Les aventures de Tintin) é o título de uma série de histórias em banda desenhada, criada pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, em 1929.

 

«As Aventuras de Tintin» (1961) - Uma série televisiva bastante popular exibida na RTP na década de 80, composta por 102 episódios de cinco minutos cada, que começavam invariavelmente com a voz off a dizer «Les Aventures de Tintin, d'après Hergé...». Produzida pelo estúdio Belvision e realizada por Ray Goossens, marca a estreia de Tintin em verdadeiro desenho animado, a cores, com adaptações muito livres dos álbuns «A Estrela Misteriosa», «Objectivo Lua», «O Segredo do Licorne», «O Tesouro de Rackham, o Vermelho», «A Ilha Negra», «O Caranguejo das Tenazes de Ouro» e o «O Caso Tournesol».

 

«As Aventuras de Tintin» (1991) - A adaptação audiovisual hoje em dia mais famosa das aventuras de Tintin é esta ótima série franco-canadiana de desenho animado produzida pela Nelvana, com 18 episódios de 45 minutos e mais três de 24 minutos. É a adaptação mais fiel de todas, e compreende todos os álbuns da série, à exceção dos dois primeiros, «Tintin no País dos Sovietes» e «Tintin no Congo», considerados excessivamente datados em termos políticos e sociais. Uma das maiores curiosidades da série é o aparecimento em todos os episódios do próprio Hergé, em «cameos» equivalentes aos de Alfred Hitchcock. De todas as versões acima, é a única que está disponível em DVD em Portugal.

umlovDiFIbnR0mkFsDzmiHoxVOH.jpg

Em Portugal estreou na RTP1 em 1995 e voltou a passar nos anos 2000 na RTP, canal Panda e SIC K.

1 comentário

Comentar post