Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

17.03.19

Batman: The Animated Series

desenhosanimados-anos90

206778.jpg

Batman: The Animated Series (muitas vezes abreviado Batman: TAS), é uma série de animação baseada no super-herói da DC Comics Batman. Foi aclamada pela crítica: venceu quatro prémios Emmy, indicado por seis pessoas. É conhecida por ser a primeira a se passar no que se convencionou chamar DC Animated Universe, ou Universo Animado DC. Foi produzido pela Warner Bros Animation.

7411_3_front.jpg

O estilo visual da série é baseado no trabalho artístico do produtor Bruce Timm. A série original foi exibida na FOX americana a partir de 5 de setembro de 1992, encerrando-se em 15 de setembro de 1995. Timm, Alan Burnett e Eric Radomski tiveram a incumbência de desenvolver e produzir a série de animação juntamente com a equipe de roteiristas - geralmente o mais citado é Paul Dini - e escritores. Quando a primeira temporada da série foi exibida, não havia sido colocado "propositalmente" o título na tela, mas oficialmente a série foi chamada de Batman: The Animated Series, seguindo os nomes usados nos anúncios promocionais.

Ao longo dos últimos capítulos, a série foi renomeada para As Aventuras de Batman e Robin (no original The Adventures of Batman and Robin). Vale notar que o título As aventuras de Batman e Robin foi originalmente usado nos desenhos animados entre 1969 e 1970, criado pela Filmation e que foram para o ar na CBS.

O sucesso da série original atingiu grandes proporções, levando a que fossem criadas outras baseadas nos conceitos estabelecidos dessa primeira série. De 1997 a 1999 surgiu a série The New Batman Adventures, também conhecido como Batman: Gotham Knights, com a ampliação do elenco de heróis: foram incluídos Batgirl e Asa Noturna, além de um novo Robin. Os episódios foram exibidos juntamente com novos capítulos de Superman: The Animated Series, conhecido em português como As Novas Aventuras de Batman e Superman (The New Batman/Superman Adventures). Algumas vezes, os enredos dos episódios de As Novas Aventuras de Batmanforam combinados com os de Batman: The Animated Series usando-se a mesma sequência introdutória. Isso levou a que muitas fontes listassem essas séries como sendo uma única, quando são duas.

Durante anos, o departamento de animação da Warner Bros foi reconhecido apenas pelos desenhos dos Looney Tunes e de seus derivados, tais como a série Tiny Toon Adventures. A série do Batman, que foi a primeira tentativa de se fazer um grande desenho animado, conseguiria um sucesso inesperado e levou a que se fossem iniciadas outras adaptações animadas de personagens da DC Comics.

A série estreou na RTP em 1995 legendada e a partir de 1997 passou a ser emitida com dobragem em português. Mais tarde a RTP transmitiu outras séries como "Batman do Futuro" (2001) e "Cuidado com o Batman".

 

Abertura: