Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

07.11.20

Bugs Bunny/ Looney Tunes

desenhosanimados-anos90

BUGS BUNNY SHOW DVD COVER.jpg

Looney Tunes  e Merrie Melodies ( Bugs Bunny and Friends , na RTP1 e na RTP Memória) são uma série norte-americana de curtas de animação produzidos pela Warner Bros. Pictures entre 1930 e 1969.

 

História:

Quem não conhece o Silvestre, o pobre gato que segue os seus instintos perseguindo Piu-Piu, a mais ilusória das refeições, ou o Pernalonga, simpático e esperto coelhinho que escapa sempre ao caçador Elmer Fudd, desarmando-o com a sua frase tão conhecida "Qual é, meu?", ou, ainda, o Daffy Duck, o pequeno pato preto, competitivo, paranóico e neurótico, vítima de injustiças e que passa a vida a protestar?

LT.png

Em Portugal, as curtas-metragens dos Looney Tunes foram, até aos anos 60, um autêntico sucesso nas salas de cinema portuguesas. Na televisão, as primeiras curtas de Bugs Bunny chegaram à RTP em 1973, a seguir ao Telejornal no bloco Os Teus Desenhos Animados Favoritos, tendo repetido mais tarde entre 1986 e 1992, onde foram íntimos, desta feita, às quartas-feiras à noite, dentro do bloco de cinema Lotação Esgotada, antes da exibição do longa-metragem.

A razão da desistência por parte da RTP1 na sua exibição na rúbrica deveu-se ao facto de ter começado a ser transmitida mais tarde e dos programas de Vasco Granja (onde também as curtas dos Looney Tunes eram exibidas) foram canceladas dois anos antes.

Em 2002, a RTP1 criou uma rubrica infantil intitulada Hora Warner, com o propósito de aos sábados de manhã exibir séries animadas da Warner Bros, na qual dentro dela estavam incluídas curtas clássicas dos Looney Tunes, com a dobragem da Matinha.

A RTP1 iniciou a transmissão em março de 2002, mas a 15 de junho do mesmo ano foi interrompida, ainda que os Looney Tunes tenham premanecido na programação até dia 29 de junho de 2002 sob o título "Bugs Bunny and Friends", que é o mesmo nome titular, que anos mais tarde seria usado pela RTP Memória.

Mais tarde, em 2003, a Hora Warner regressou em fevereiro aos sábados, e esteve no ar até maio do mesmo ano, onde a série continuou a ser exibida.