Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

01.07.22

Cronologia: Televisão

desenhosanimados-anos90

RTP1:

Evolução Gráfica RTP.fw.png

As emissões experimentais da RTP iniciaram-se a 4 de setembro de 1956, nas antigas instalações da Feira Popular, em Lisboa.

As emissões regulares só se iniciariam a 7 de março de 1957.

RTP2:

maxresdefault.jpg

RTP2 é o segundo canal de televisão da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, a empresa pública de rádio e televisão. As suas emissões iniciaram-se a 25 de dezembro de 1968.

RTP Madeira:

rtp madeira.jpg

A RTP Madeira é um canal de televisão de características regionais, alternativo, assumindo a responsabilidade e a missão pela prestação do serviço público da televisão na Região Autónoma da Madeira. Foi implantada em 6 de agosto de 1972, no Funchal.

RTP Açores:

rtp madeira.jpg

O projeto para a RTP Açores nasceu com o 25 de Abril de 1974 e com a hipótese de serem criados canais de televisão regionais.

No dia 10 de Agosto de 1975 foi para o ar a primeira emissão de televisão nos Açores.

SIC:

FeuTQCYWAAEswnV.jpg

A 6 de outubro de 1992, arrancam as emissões da SIC, o primeiro canal de televisão privada em Portugal, ocupando a posição 3 na grelha de canais.

TVI:

FeuTQCYWAAEswnV.jpg

As emissões regulares do canal iniciaram-se a 20 de fevereiro de 1993, como o segundo canal privado e o quarto generalista.

RTP Internacional:

Rtp_internacional_1992.PNG.png

Em 1992, no dia 10 de junho – Dia de Portugal –, iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional via satélite para um território linguístico de mais de 200 milhões de habitantes.

SIC Internacional:

SIC_Internacional_promo.jpg

A SIC Internacional inicia as emissões a 17 de setembro de 1997, com o objetivo de chegar à vasta comunidade portuguesa espalhada por todo o mundo.

RTP África:

RTP-Africa-1998.jpg

As emissões regulares da RTP África iniciaram-se no dia 7 de janeiro de 1998, via satélite, com retransmissão hertziana terrestre em todos os países referidos, com exceção de Angola, onde é apenas captável via satélite. O canal é ainda distribuído nas operadoras pagas de cabo e satélite em Portugal.

SIC Gold:

Logotipo do blogue SIC Gold Online.jpg

gold_top.jpg

A SIC Gold foi o primeiro canal de televisão por assinatura da SIC. Iniciou as suas emissões a 29 de junho de 2000.

O canal repetia programas antigos da SIC e também séries internacionais populares antigas.

A 29 de abril de 2002 o canal mudou a designação para SIC Sempre Gold. A diferença entre estes dois canais é a de que a SIC Sempre Gold, além do tipo de programas exibidos no canal anterior, transmitia também séries internacionais populares antigas.

Foi cancelado em 18 de outubro de 2004.

SIC Notícias:

SIC Notícias - os seus olhos no mundo.jpg

A 8 de janeiro de 2001, nasce a SIC Notícias, o primeiro canal de notícias 24 horas em direto e em português.

SIC Radical:

maxresdefault (1).jpg

e1b3a137067047.5735acfd628c0.jpg

Desde o seu nascimento, a 23 de abril de 2001, que a SIC Radicalocupa um espaço único no panorama audiovisual português.

O canal é hoje uma das maiores fábricas de talentos já feita em Portugal, de onde saíram personalidades como Rui Unas, Fernando Alvim, Gato Fedorento, Homens da Luta, entre outros. É, desde o seu nascimento, um canal com diferentes perspetivas sobre os mais variados temas, e, acima de tudo, pretende que a sua audiência decida por si própria, escolha, critique e defenda os seus próprios ideais.

TVI Eventos:

500.jpeg

Lançado em 18 de Outubro de 2001, por ocasião do Big Brother 3, em regime pago, o canal da TVI transmitiu diversas edições do "reality show" 24 horas sobre 24. Licenciado como canal temático codificado, chegou a ter dez mil assinantes e serviu depois para transmitir outras produções, caso de Academia de Estrelas. Posteriormente passa jogos interactivos e séries.

SIC Mulher:

17635299_Th7Ai.jpeg

A 8 de março de 2003, Dia Internacional da Mulher, nasceu a SIC Mulher, o canal temático da SIC dirigido a um público feminino.

Desde o seu lançamento conseguiu alterar mentalidades, aproximar os temas femininos do panorama nacional, lançar novos rostos e novas tendências. É um canal dedicado à Mulher no seu mais amplo conceito, potenciando o seu lado mais independente e cosmopolita de uma forma saudável, atraente e inovadora. Os temas essenciais do canal são a beleza, moda, decoração e culinária.

2:

Bandicam_2020-10-01_15-50-01-737.jpg

A 5 de Janeiro de 2004, o canal assumiu uma nova postura passando a ser designado por 2:, autonomizando-se da RTP1, e tomando conta dos Estúdios do Lumiar, em Lisboa, que tinham sido deixado vagos pelo primeiro canal, que se mudara para as actuais instalações. Como resultado, o canal foi forçado a se concentrar em interesses culturais e da sociedade civil.

RTP N:

rtpn.jpg

Depois da compra da NTV pela RTP, em 2002, nasce a 31 de maio de 2004 o primeiro canal temático da RTP. A RTPN estreou programação própria de 24 horas por dia a 29 de setembro de 2008. Até então, a RTPN transmitia a emissão da Euronews durante a madrugada e manhã. A partir de meados de 2009, a RTPN passou a estar disponível fora de Portugal, através de operadores de TV paga de Angola e Moçambique.

RTP Memória:

Rtp_memo.PNG.png

O canal iniciou as suas emissões a 4 de outubro de 2004, nalgumas regiões através de alguns operadores portugueses de televisão por cabo, estando disponível em todos os lares em 5 de dezembro do mesmo ano. Deste modo, a grelha definitiva do canal iniciou-se a 6 de dezembro de 2004.

Trata-se de um canal generalista que retransmite os programas disponíveis do vasto arquivo de seis décadas da RTP, muitos deles verdadeiros marcos históricos da televisão feita em Portugal.

SIC Comédia:

180-SIC-Comedia-1 (1).jpg

A SIC Comédia foi um canal temático da cadeia televisiva SIC, especialmente desenvolvido para a rede cabo/satélite, cujas emissões se iniciaram no dia 18 de outubro de 2004, terminando a 31 de dezembro de 2006.

Transmitia conteúdos de cariz humorístico, como séries ou tslk shows nacionais e internacionais. 

TVI 24:

27MARIANA.jpg

As suas transmissões iniciaram a 26 de fevereiro de 2009, dias depois do 16º aniversário da TVI -, na posição número sete da grelha da ZON TVCabo.

Foi o terceiro canal informativo português. 

SIC K:

18946418_W8CYq.jpeg

Foi lançado a 18 de dezembro de 2009 na plataforma MEO, resultado de um acordo feito entre as duas empresas.

Recheado de surpresas e apostando na variedade, a SIC K foi o primeiro canal ensaiado em Portugal, pensado exclusivamente para jovens entre os 7 e os 14 anos e tem como princípios o divertimento, a inteligência e o espírito crítico de cada um.

Na sua génese é um canal de entretenimento, com programação em português. A SIC K tem ainda uma grande componente de responsabilidade social para com o seu público.

Com uma grelha de programação cheia de aventuras, desenhos animados e não só, a SIC K procura desenvolver o espírito crítico dos seus telespetadores, independentemente da idade.

TVI Internacional:

bck_tvii.jpg

A TVI Internacional iniciou as suas transmissões às 20h00 do dia 30 de Maio de 2010, com a emissão do Jornal Nacional, seguida da transmissão de uma gala dedicada aos 50 anos de carreira do actor português Nicolau Breyner.

Para marcar a sua criação, foi transmitida, de Nova Iorque, uma gala especial, apresentada por Manuel Luís Goucha.

RTP Informação:

maxresdefault.jpg

A partir de 19 de setembro de 2011, a RTPN foi relançada como RTP Informação. Segundo o então Diretor de Informação da RTP, Nuno Santos, em entrevista em maio do mesmo ano, os planos da estação pública eram que o canal noticioso da Rádio e Televisão de Portugal se tornasse na marca de informação mais forte em Portugal na televisão por cabo "até ao final de 2012".

TVI Ficção:

tvi-ficcao.jpg

Foi lançado a 15 de outubro de 2012, em exclusivo no MEO. A programação é dedicada a telenovelas, séries, telefilmes, sitcoms, minisséries e magazines produzidos para a TVI e alguns programas de produção própria. 

+TVI:

+TVI.png

+TVI foi um canal temático da TVI lançado a 25 de janeiro de 2013 em exclusivo na NOS. A sua transmissão acabou a 1 de dezembro de 2015.

A grelha do +TVI era preenchida com talk shows, reality shows, programas musicais, concursos, gastronomia, formatos de viagem, etc. 

SIC Caras:

SIC CARAS.jpg

A SIC Caras nasceu a 6 de dezembro de 2013 e é um canal de televisão resultado de uma parceria entre a SIC e a revista Caras, ambos do Grupo Impresa.

A SIC Caras tem um olhar especializado sobre o universo das celebridades nacionais e internacionais, tendo uma oferta ao nível da programação que toca vários géneros televisivos: notícias, reportagens, análise, entrevistas, debates, talent shows, ficção, documentários, magazines, programas de auditório, talk-shows, grandes eventos e emissões especiais.

TVI África:

cms-image-000016280.png

A TVI África é o segundo canal de televisão português totalmente dedicado aos países africanos. As suas transmissões iniciaram a 3 de Outubro de 2015. Ao contrário da TVI Internacional, disponível em diversos continentes, a TVI África era emitida apenas no território do continente africano, em regime de exclusividade na posição 516 da grelha de canais da operadora DStv em Angola e Moçambique.Entretanto o canal foi descontinuado. 

TVI Reality:

bck_tvireality (1).jpg

O TVI Reality é o primeiro canal de televisão português totalmente dedicado a reality shows.

As suas transmissões iniciaram a 3 de Outubro de 2015, no mesmo dia em que a estação de televisão anunciou também o canal TVI África.

RTP 3:

thumb_rtp3_01.jpg

A 10 de julho de 2015, o diretor de informação da RTP, Paulo Dentinho, anunciou que o canal informativo da estação pública iria mudar de nome.

A 15 de setembro de 2015, foi confirmado por Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP, que a RTP3 arrancaria a 5 de outubro de 2015, estreando uma nova identidade e imagem.

CNN Portugal:

transferir (3).jpeg

CNN Portugal é um canal de notícias que começou a transmitir a 22 de novembro de 2021. Pertence ao conglomerado de comunicação português Media Capital com um acordo de licenciamento do canal CNN, da Warner Bros. Discovery, empresa norte-americana.

Substituiu o canal TVI 24.