Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados dos anos 90 e alguns que eu gostei a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

Qua | 26.08.20

Diário de Sofia

desenhosanimados-anos90

diario-de-sofia-00.jpg

O Diário de Sofia foi, originalmente, um website português trazendo publicações de um fictício diário de uma adolescente, Sofia Afonso, contando os dilemas da juventude.

O sucesso das histórias de Sofia foi tanto, que se decidiu fazer uma série baseada nos livros em 2005, produzida e exibida pela RTP1 e RTP2. A série é de cerca de cinco minutos por dia, e conta as aventuras da personagem em cada dia da semana. No fim existem dois números para as pessoas ligarem e dizerem como resolver os enigmas, dilemas e dúvidas de Sofia.

A série foi transmitida pela RTP entre 2005 e 2007.

 

1º Temporada:

Exibição: 18/04/2005 – 07/10/2005

13268-8c8fa7-Diario Sofia.jpg

A Sofia é uma miúda como tantas outras da sua idade.
Tem 17 anos e todos os problemas que a idade traz consigo. E parece que não acabam nunca. Sempre que acha que finalmente resolveu todos os seus problemas, surge sempre um mais complicado que os anteriores. É muito difícil ser adolescente, e a Sofia é a típica adolescente complicada.
Tem duas amigas inseparáveis: a Rita e a Joana. E um acessório que é quase um amigo: o telemóvel! Os três são o seu "kit de sobrevivência" a uma adolescência que se adivinha complicada!
Para além da Rita e da Joana, na vida da Sofia há também o Joca, o seu ex-namorado. Depois de um namoro atribulado, ela decidiu que o melhor era experimentar a liberdade e acabaram o namoro! Apesar de tudo a Sofia não quer cortar relações com o Joca.
Além dos amigos, a Sofia tem de conviver com os seus pais e os dois irmãos: o Francisco, de 21 anos, com quem passa a vida a discutir, porque ele nunca faz nada em casa e a Mariana, de 14 anos, que, para tentar imitar a irmã mais velha, passa a vida a mexer nas coisas da Sofia: na roupa, maquilhagem, nos sapatos, nas fotos, no diário,...
A relação da Sofia com os pais não é muito atribulada do ponto de vista emocional. São uma família equilibrada, ambos os pais trabalham, e tudo corre bem. Ambos sentem um orgulho muito grande na filha, que apesar de distraída e muito despreocupada, acaba por ser uma aluna aplicada.
Agora que está no 11º ano, e as responsabilidades que estes últimos anos de adolescente trazem, a Sofia anda completamente perdida. Sente que o mundo lhe vai caír na cabeça e os problemas parecem ser mais que muitos e cada vez mais complicados. Por isso, vai precisar de uma ajuda extra dos seus novos amigos, para conseguir ultrapassar esta complicada fase!

 

2º Temporada:

Exibição: 09/01/2006 – 07/07/2006

A protagonista do Diário de Sofia está de volta com novas aventuras, peripécias e algumas confidências! Sofia, para quem ainda não conhece, tem 17 anos, passou para o 12º ano e está no curso de Ciências. Tem dois irmãos:o Francisco, de 20, e a Mariana, de 14, (que está a atravessar a «terrível» idade do armário)! Com o ínicio do 12º ano, e as responsabilidades que estes últimos anos de adolescente trazem, a Sofia anda completamente perdida!
Sente que o mundo lhe vai cair na cabeça e os problemas parecem ser mais que muitos, e cada vez mais complicados! Felizmente, no meio desta confusão, conta sempre com o apoio das suas amigas inseparáveis: a Joana e a Rita.
Nesta segunda série do Diário de Sofia vais poder partilhar novos episódios e imprevistos muito engraçados: já imaginaste, como terá corrido o encontro com o produtor musical? Será que a Sofia caminha para o estrelato? A além de tudo isto, ainda realizou um dos seus maiores sonhos: ir para Nova Iorque fazer um curso de teatro! Um ano em cheio...não fossem as peripécias pelas quais a Sofia tem de passar ao longo desta fase de crescimento: as indecisões amorosas, a exigência das médias para entrar na Faculdade de Medicina, os problemas dos seus amigos, etc...

 

3º Temporada:

Exibição: 12/02/2007 – 10/08/2007

Depois de uma viagem de finalistas alucinante, estamos todos de volta! Preparadíssimos para entrar na Faculdade. O problema é que eu não consegui entrar. Não entrei em Medicina por duas décimas! Dá para acreditar nisto?! Agora, só me resta repetir o 12º ano, para fazer melhor de notas. Mas não sou a única. Ao contrário do Zeca e da Susana, que entraram na faculdade, a Rita também vai regressar às salas do secundário, com um único objectivo: entrar em medicina dentária.
É claro que esta nossa ?tortura? tinha de ser complementada pela presença da Teresa, que chumbou de ano, e que desta vez se faz acompanhar das amigas: Carla e Geninha. Um trio interessado em tudo, menos nos livros e no estudo!
Quem também está pronta para atormentar os nossos dias é a directora da escola, que não vê com bons olhos os alunos repetentes. Mas como nem tudo é mau, vamos poder contar com a ajuda da professora Luísa e do professor Paulo, peritos em furar os esquemas da directora, a professora Isaura.
Eu e o Rui continuamos apaixonados, embora as discussões e as birras continuem a acontecer. Principalmente, porque ambos somos ciumentos! A Rita também vai redescobrir o amor! O Nuno, o novo aluno da escola, mais conhecido por ser um verdadeiro D. Juan dos tempos modernos, é o alvo! Ou será que é a Rita o alvo da seta do cupido?! Fora destes conflitos estão o Zeca e a Susana, que continuam in love!
Lá em casa, as coisas vão de mal a pior! A Mariana está sempre pronta para fazer asneira, mas desta vez não vou ser eu a arcar com as consequências. Acho que a Mariana tem à sua espera longas horas de avental e esfregona na mão! Por outro lado, o Chico está cada vez mais distante. Ele está a esconder-nos alguma coisa. Mas o que será?!
Para além das peripécias habituais, passadas entre os corredores da escola e as salas de aula, desta vez tenho novas realidades para enfrentar. Realidades que me vão reflectir sobre o mundo que me rodeia! 

 

Promo:

Genérico:

 

Revista:

diario-de-sofia-06a.jpg

Banda Sonora:

Foram lançados dois cd's do "Diário de Sofia".

diario-de-sofia-04.jpgdiario-de-sofia-03.jpg

DVD:

diario-de-sofia-05.jpg

Livro:

Foram lançados alguns livros da série.

O-Primeiro-Livro-do-Diario-de-Sofia.jpg