Especial: Desenhos Animados dos anos 2000 (2)
Este é o segundo post do blog onde vou recordar os desenhos animados que mais me marcaram do ano 2000 em diante.
Sabrina
Sabrina Spellman é uma doce adolescente de 12 anos que é obrigada a esconder um grande segredo sobre si, já que ela é metade humana pelo lado da sua Mãe e metade feitiçeira pelo lado do Pai.
Ela mora na pequena cidade de Greendale, onde apenas aqueles que são muito próximos conhecem a sua identidade, como é o caso da sua melhor amiga Chloe e do seu gato Salem, que no passado terá sido um feitiçeiro convertido em felino como forma de punição pelo seu comportamento inadequado (expecula-se que ele andou a brincar com os seus poderes). O único que parece não desconfiar de absolutamente nada é o seu amigo Harvey, apesar de começar a suspeitar de muitos fenómenos que acontecem na escola para os quais não encontra explicação!
A irrequieta Sabrina quer agora começar a ganhar controlo sobre os seus poderes e, apesar do seu tio Quigley a advertir que eles nunca devem ser usados para resolver os problemas nos quais ela se envolve, Sabrina tem o condão não só de os usar para os arranjar e ainda os tentar concertar!
Esta série estreou em 2001 na SIC e mais tarde passou na SIC K.
Fantaghiro
Fantaghiro é uma série de aventuras de animação para a televisão. A série é baseada nos filmes de fantasia italianos Fantaghirò.
A série leva-nos de volta a uma era da Idade Média, cheia de seres mitológicos e criaturas mágicas. Fantaghirò nascerá em um momento complexo entre os dois grandes reinos: Tuan e Dana. Ela será responsável por restaurar a paz e a ordem entre os dois reinos. Mas para isso, terá que enfrentar múltiplos perigos e aventuras, para derrubar os seres doentios que só querem a destruição do reino e da sua vida.
Esta série estreou em Portugal na SIC em 2000 no programa Zip Zap.
Cardcaptor Sakura
Há muito tempo atrás um feiticeiro chamado Clow Reed criou uma nova técnica de magia armazenada em cartões, e guardou-os num livro - o Clow.
Quando Sakura Avalon, com apenas 10 anos de idade, abre acidentalmente o livro de Clow, os cartões mágicos fogem, ameaçando causar o caos no mundo.
Agora com a ajuda de Kero Beros, o guardião dos cartões de Clow, e do seu melhor amigo Madison, Sakura tem de conseguir recuperar os cartões a todo o custo.
Segundo Kero, só alguém com poderes mágicos poderia quebrar o selo do livro de Clow, e por isso os cartões pertencem a Sakura. Mas o seu maior rival, Lee Showran, tem outra opinião.
Ele é descendente de Clow Reed e acredita que tem o dever de recuperar os cartões e o direito de ficar com eles, e não Sakura, que considera incompetente...
Em Portugal, o anime foi transmitido pela RTP1, entre 15 de Setembro de 2001 e 11 de Fevereiro de 2003. Na RTP2 passou em 2002.
SKIPPY
Tudo se passa em Bushtown uma pequena e tranquila cidade até ao momento em que o idoso presidente da câmara , Sir William Plato, decide reformar-se.
É nesta altura que tudo se complica, quando no meio de toda a confusão das eleições um malvado crocodilo, Croco, dono do ferro-velho consegue ser eleito presidente.
Croco é casado com a ambiciosa Suka, pelo que o quadro é completo.
E assim, Skippy, o bom e generoso canguru, sempre do lado dos fracos, vai, ao longo de 26 episódios lutar contra o maléfico Croco e suas artimanhas , para defender o povo de Bushtown.
Esta série passou na RTP1 em 2000.
Yamazaki:
Yamazaki é uma engraçada série de animação para os mais pequenos, que nos conta as aventuras do jovem príncipe Yamazaki, do reino do mesmo nome, que estuda num prestigiado colégio chamado Kammuri.
O irrequieto rapazinho adora fazer travessuras, mas, por outro lado, o seu sentido de humor e o seu bondoso carácter fazem dele sempre o mais desejado pelos seus companheiros.
Juntamente com os seus amigos, Melvin, Diana e o fiel cão Javis, Yamazaki vai viver as mais hilariantes aventuras.
Esta série estreou na RTP em 2002.
The Powerpuff Girls
Esta série foi criada por Craig McCracken e produzida inicialmente por Hanna-Barbera e posteriormente pelo Cartoon Network Studios.
A saga das super heroínas começa quando o Professor Utonium, querendo criar a menina perfeita, mistura acidentalmente açúcar, qualquer coisa saborosa, pimenta e uma substância chamada Fórmula X. Ao contrário da menina perfeita surgem três meninas com jeitinhos diferentes mas que juntas, são perfeitas e vão combater o mal na pequena cidade de Townsville.
As histórias são sempre bem-humoradas, já que as heroínas têm apenas 5 anos de idade! As POWERPUFF GIRLS são três irmãs de temperamentos tão diferentes que há uma para cada gosto. E para completar, a banda sonora é sensacional.
A série estreou em Portugal na TVI em 2002.
Super Heróis
Super Heróis é uma série de animação produzida pela Mondo TV. Em cada um dos 39 episódios é relatada a história de um super herói já bem conhecido dos jovens telespectadores. Entre estes heróis podemos encontrar David, Hércules, Ulisses, Quasimodo, Pocahontas, entre outros.
A série estreou em Portugal na RTP2 em 2001.
Azares de Sofia
Sofia é uma menina igual a muitas outras, com os sonhos e os desejos de uma criança... A diferença está no facto de viver no século XIX, em França, ter vivido muito tempo na América e ter alguns azares na vida- uns mais sérios, outros menos...
Sofia perdeu a família num naufrágio a caminho da América e foi educada durante alguns anos por uma madrasta cruel que não a respeitava. Mas nem tudo são azares na vida da francesinha: uma família caridosa decide adoptá-la e talvez a família não esteja toda desaparecida...
Esta é uma história onde tudo pode acontecer e onde a personagem principal, a Sofia, pode tomar qualquer atitude, mesmo a mais disparatada- como mergulhar as pernas em cal viva- à mais sensata, como ajudar os mais pobres e respeitar as pessoas que a ajudam.
Para rir ou chorar, um desenho animado de qualidade.
Esta série estreou na RTP1 no dia 14 de Junho de 2001 substituindo a série ''O Patinho Feio''. Terminou no dia 19 de Julho do mesmo ano sendo substituida pela série ''Barba Ruiva''.
Na RTP2 estreou no dia 23 de Março de 2001 substituindo a série ''Super Histórias''. Terminou no dia 4 de Maio do mesmo ano.
Marcelino Pão e Vinho
A mágica história de um bebé que foi abandonado à porta de um convento de frades franciscanos e que cresceu tornando-se num cândido e curioso rapazinho... chamado Marcelino.
Marcelino vive em permanente contacto com os seus amigos, Musgo e Zapito, com as árvores e as plantas, e viaja muito a pé, de carro e até a cavalo... Ele fica deliciado quando descobre coisas novas, fazendo perguntas desconcertantes e recriando os seus heróis e monstros de fantasia nas pessoas que ele encontra fora do convento.
Inspirada no famoso livro de Sanchez-Silva, "Marcelino Pan e Vino", esta espectacular série de animação,traz-nos de novo um conto clássico, cuja acção se passa numa pequena aldeia nos princípios do século XX.
Esta série estreou em 2001 na RTP2 e foi produzida pela Filmstoons.