Fievel, Um Conto Americano
"Fievel, Um Conto Americano" é uma longa metragem de 1986, criada por David Kirshner e produzida pela Universal e pela Amblin Entertainment de Steven Spielberg. O argumento foi escrito por Judy Freudberg e Tony Geiss, a música por James Horner e realização de Don Bluth.
O filme foi bem recebido pelo publico, conseguindo ultrapassar o filme da disney "Rato Basílio - O Grande Mestre dos Detectives" lançando no mesmo ano, tornando-se assim, um dos primeiros filmes de animação a ultrapassar um filme da Disney.
O tema "Somewhere Out There" escrito por James Horner , Barry Mann e Cynthia Weil, recebeu uma nomeação para o Óscar de "Melhor Canção Original" e também para um Globo de Ouro na mesma categoria. Apesar de ter perdido o Óscar e o Globo de Ouro, a canção ganhou dois Grammy's.
O filme teve três sequelas produzidas, Fievel vai para o Oeste(1991) lançado nos cinemas, e dois filmes editados directamente em video, O Tesouro de Nova York(1998) e O Mistério do Monstro da Noite(2000).
História
Em 1885 na Rússia , a família de ratos russo-judaica Ratoskewitzes, decide imigrar para os Estados Unidos, à procura de uma vida melhor. Fartos dos ataques dos gatos, os Ratoskewitzes acreditarem que não existem gatos no novo mundo. Durante a viagem de navio, o pequeno Fievel é levado por uma tempestade sendo separado da família. Por fim, chegam aos Estados Unidos, acreditando que perderam Fievel para sempre.
Fievel consegue chegar a Nova York, dentro de uma garrafa, e é ajudado por um pombo francês chamado Henri. O pequeno ratinho parte em busca da sua família, e logo começa descobrir a dura realidade deste novo mundo, onde afinal também existem ratos.
O filme estreou nos cinemas portugueses, a 18 de Dezembro de 1987. Foi lançado em VHS com dobragem brasileira e estreou na RTP na versão original em 1991.
Personagens
Fievel
Tanya
Papa
Mama
Tigre
Tony Toponi
Briget
Henri
Warren Rato e Digit
João Honesto
Gussie Mausheimer