Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

14.09.19

História da Programação Infantil na televisão portuguesa: SIC

desenhosanimados-anos90

Em 1993, nasceu o primeiro programa infantil produzido na estação: o “Buéréré”.
Nos primeiros meses, até Novembro de 1994, o programa ia para o ar apenas aos fins-desemana passando a partir desta data a ter uma emissão regular diária.

Entre 1994 e 1996, a estação de Carnaxide emitiu o "Espaço Nickelodeon", um bloco com séries de animação produzidas pela Nickelodeon, “Rugrats”, “Ren e Stimpy”, entre outros.

Em Abril de 1996 a mudança de produtora produziu alterações no programa e o espaço emitido ao fim-desemana passou a denominar-se de “Super Buéréré”. A emissão, gravada com a participação das crianças em estúdio, incluía séries, rubricas fixas e convidados ligados ao mundo da música e do espectáculo. Aproveitando o sucesso do programa, em 1996 e 1997 a SIC aumentou de forma significativa o tempo de emissão diária dirigida às crianças através da repetição do programa no bloco da manhã.

Em Outubro de 1999 procederam-se a alterações na grelha do canal que se estenderam aos programas para os mais novos. Ao fim-de-semana o “Super Buéréré” foi substituído por “Zip-Zap” que transmitia séries e desenhos animados ao mesmo tempo que preenchia a emissão com jogos e crianças em estúdio.

Também em 1999 a SIC transmitiu um programa chamado "Dá-lhe Gás", que era transmitido no final das manhãs de fim de semana. O programa teve várias temporadas até 2006.

Em novembro de 2000, a SIC apostou pela última vez em desenhos animados nas tardes, mas apenas durante uma semana.

"Uma Aventura", "Pokémon" ou "Diabolik" faziam parte da oferta.

Em 2001, a SIC começou a emitir as séries da Walt Disney criando para tal o espaço “Disney Kids”. Em Outubro do mesmo ano surge uma nova grelha infantil. Os sábados e domingos de manhã começam com “SIC a Abrir” seguida de “Disney Kids” e no final da manhã “SIC Altamente” enquanto que durante a semana a programação infantil continua a cargo de “Buéréré”.

No final do Verão de 2002 a programação infantil sofreu novas alterações. O “Buéréré” semanal deixou a emissão e cedeu o lugar a “Iô-Iô”.

As alterações estenderam-se ao fim-de-semana onde “SIC a Abrir” foi substituída por “Totil Total” e “SIC Altamente” por “Fun Total”. O único programa resistente foi “Disney Kids” mantendo o mesmo lugar na grelha.

Em 2005 a SIC estreou nas manhãs de fim de semana o concurso "Jogo dos Planetas".

Em 2006 o “Iô-Iô” foi substituido por o espaço "SIC Kids", que era transmitido diariamente.

Em 2008, a SIC estreia o programa "Lucy" conduzido por Luciana Abreu. Este programa tinha música, jogos e ainda ajudava a concretizar os sonhos dos mais novos.

Em 22 de Dezembro de 2008 a SIC estreia um novo espaço infanto-juvenil, o "Tween Box", que passa séries em live action.

Em 10 de Setembro de 2011 o "SIC Kids" foi substituido por o "LOL@SIC", que era transmitido nas manhãs de fim de semana. Este espaço acabou a 30 de Agosto de 2015.

Em 12 de Setembro de 2015 a SIC renova a sua programação infantil com o "Manhãs de Animação".

Neste espaço a SIC emitiu diversas séries de animação. A programação infantil da SIC reduziu drasticamente entre 2018 e 2019. Atualmente é quase inexistente.

Em 2009, a SIC lançou o seu próprio canal de cabo infantil/juvenil, a SIC K. 

Foi lançado a 18 de dezembro de 2009 na plataforma MEO (da Portugal Telecom) resultado de um acordo feito entre as duas empresas. Atualmente já está presente em todas as operadoras.

A SIC K transmite os conteúdos totalmente em português, quer sejam nacionais ou internacionais (com dobragem).