Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados dos anos 90 e alguns que eu gostei a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

Sab | 14.09.19

História da Programação Infantil na televisão portuguesa: SIC

desenhosanimados-anos90

Em 1993, nasceu o primeiro programa infantil produzido na estação: o “Buéréré”.
Nos primeiros meses, até Novembro de 1994, o programa ia para o ar apenas os fins-desemana passando a partir desta data a ter uma emissão regular diária.

Em 1996 a mudança de produtora produziu alterações no programa e o espaço emitido ao fim-desemana passou a denominar-se de “Super Buéréré”. A emissão, gravada com a participação das crianças em estúdio, incluía séries, rubricas fixas e convidados ligados ao mundo da música e do espectáculo. Aproveitando o sucesso do programa, em 1996 e 1997 a SIC aumentou de forma significativa o tempo de emissão diária dirigida às crianças através da repetição do programa no bloco da manhã.


Entre 1996 e 1999, a estação de Carnaxide emitiu um bloco com séries de animação produzidas pela Nickelodean, “Rugrats”, “Ren” e “Stimpy”.

Em Outubro de 1999 procederam-se a alterações na grelha do canal que se estenderam aos programas para os mais novos. Ao fim-de-semana o “Super Buéréré” foi substituído por “Zip-Zap” que transmitia séries e desenhos animados ao mesmo tempo que preenchia a emissão com jogos e crianças em estúdio.

Também em 1999 a SIC transmitiu um programa chamado "Dá-lhe Gás", que era transmitido no final das manhãs de fim de semana.

Em 2001, a SIC começou a emitir as séries da Walt Disney criando para tal o espaço “Disney Kids”. Em Outubro do mesmo ano surge uma nova grelha infantil. Os sábados e domingos de manhã começam com “SIC a Abrir” seguida de “Disney Kids” e no final da manhã “SIC Altamente” enquanto que durante a semana a programação infantil continua a cargo de “Buéréré”.

No final do Verão de 2002 a programação infantil sofreu novas alterações. O “Buéréré” semanal deixou a emissão e cedeu o lugar a “Iô-Iô”.

As alterações estenderam-se ao fim-de-semana onde “SIC a Abrir” foi substituída por “Totil Total” e “SIC Altamente” por “Fun Total”. O único programa resistente foi “Disney Kids” mantendo o mesmo lugar na grelha.


Em 2006 o “Iô-Iô” foi substituido por o espaço "SIC Kids", que era transmitido diariamente.

Em 2011 o "SIC Kids" foi substituido por o "LOL@SIC", que era transmitido nas manhãs de fim de semana.

Atualmente a SIC reduziu a sua programação infantil, que é apenas emitida no inicio das manhãs de fim de semana do canal.

Em 2009, a SIC lançou o seu próprio canal de cabo infantil/juvenil, a SIC K. 

Foi lançado a 18 de dezembro de 2009 na plataforma MEO (da Portugal Telecom) resultado de um acordo feito entre as duas empresas. Atualmente já está presente em todas as operadoras.

A SIC K transmite os conteúdos totalmente em português, quer sejam nacionais ou internacionais (com dobragem).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.