Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

Desenhos Animados - Anos 90

Blog sobre todos os desenhos animados, séries juvenis e programas infantis dos anos 90 e alguns a partir do ano 2000.

ATENÇÃO

Procuro episódios ou genéricos de desenhos animados gravados da tv ou não e Programas infantis/juvenis. Inclusive os que estão no blog.

Entre em contacto comigo por este e-mail:

desenhosanimados1990@sapo.pt

14.09.19

História da Programação Infantil na televisão portuguesa: TVI

desenhosanimados-anos90

O primeiro programa infantil da TVI foi “A casa do Tio Carlos”, um espaço infantil diário lançado em 1993 e que contava com crianças em estúdio e intercalava com séries de animação.

Em Outono do ano seguinte criaram-se dois espaços dedicados às crianças: “A Hora do Recreio”, emitido durante todos os dias da semana, e o “Clube da Manhã”, que estava no ar aos fins-de-semana e preenchia as emissões com séries de animação.

A crise financeira em que a empresa mergulhou levou à suspensão de vários programas, entre os quais alguns infantis. “Animação” um bloco que incluía séries de animação estrangeiras, foi o único espaço infantil que permaneceu na grelha.

Em 1998, já com nova direcção de programas, a lacuna dos programas infantis foi corrigida, tendo sido lançado o “Batatoon”, um programa diário. As duas horas de emissão eram preenchidas com as séries de animação intercaladas com jogos, passatempos, e brincadeiras.

Em 1999 o programa infantil que tinha resistido à crise, “Animação”, saiu do ar e nas manhãs apareceu “Mix Max”. A programação manteve-se sem alterações até 2000. O que se veio a verificar na estação de Queluz foi uma repetição constante de episódios das séries disponíveis para os mais novos.

Em 2000 a TVI estreia um novo espaço nas manhas de fim de semana, o "Animax".

Nesse ano surge também o concurso interativo "Rita Catita".

Em 2001, o programa “Batatoon” desceu significativamente nas audiências e embora o palhaço Companhia tenha deixado a estação, o programa continuou a ir para o ar no formato de repetição no período da manhã.
Em 2002 a grelha sofreu uma nova alteração desta vez mais significativa. As “Animações Infantis” voltam a ocupar o período da manhã enquanto que “Batatoon” ficou com as tardes. Em meados do mesmo ano são produzidas mais alterações de registo, sobretudo pela introdução do programa “Sempre a Abrir” que era emitido diariamente nas manhãs do canal.

Também em 2002 surge um novo espaço nas manhãs de fim de semana, o "Super Batatoon".

Em 2004, o "Batatoon" desaparece das manhãs de fim de semana, voltando o "Animação" com desenhos animados como "Sitting Ducks", "Smurfs" ou "Astro Boy".

Em 23 de Julho de 2006 o programa "Batatoon" regressou nas manhãs de fim de semana e com novidades como a cadela Pulga, as gémeas Ping e Pong e o ursinho João. Este regresso durou pouco tempo.

Em 2007 com o fim da nova temporada de "Batatoon", regressa o "Animação" nas manhãs de fim de semana,

Em 2012 a TVI lança o espaço "Kid Kanal", com parceria da Nickelodeon, que transmitia a programação original do canal. Esteve no ar, entre 17 de novembro de 2012 e 28 de dezembro de 2014, nas manhãs de fim de semana.

No início de 2015 com o fim do "Kid Kanal", regressa o "Animação", com vários desenhos animados, entre os quais "Curious George" ou "A Múmia" e ainda as séries "Detective Maravilhas", "O Bando dos 4" ou "Inspector Max".